sábado, 14 de janeiro de 2012

Inspeção de Dengue pelos AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE


Prefeitura lança movimento contra a dengue

01/03/2011


A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil lançou ontem, segunda-feira, dia 28, o Movimento Carioca por um Rio livre da Dengue, durante audiência pública sobre o tema Dengue, promovida pela Promotoria de Saúde do Ministério Público do Estado. O programa engloba as estratégias e as ações em curso para prevenção e combate à dengue na cidade, incluindo medidas que intensificam o combate ao mosquito Aedes aegypti em imóveis fechados ou abandonados, seguindo recomendação apresentada pelo MPRJ.


A parceria da SMSDC com o Ministério Público possibilitará meios juridicamente fundamentados para assegurar o interesse coletivo em relação aos meios de evitar a proliferação da doença. Uma das principais armas da Prefeitura neste sentido é a entrada em imóveis fechados, prevista em decreto regulamentado em setembro de 2010, e que será posto em prática nas próximas semanas. A Secretaria vem realizando mapeamento de locais que ofereçam risco e cuja entrada não pôde ser realizada pelos agentes de saúde.


Entre as ações que fazem parte da estratégia lançada pela Prefeitura está a disponibilização de novas ferramentas para denúncias, por parte da população. Por meio de um link na página da SMSDC (www.saude.rio.rj.gov.br/nfd/Notificacoes.php) ou pelo microblog Twitter (www.twitter.com/smsdc_rio), é possível solicitar a inspeção de agentes de saúde para verificar a presença de focos do mosquito da dengue, reforçando a importância da participação popular no combate à doença.


A Prefeitura vem, ainda, articulando os sistemas de vigilância e de atenção primária, especialmente a Estratégia de Saúde da Família, integrando as comunidades assistidas pelo programa à prevenção contra a dengue, por meio de agentes comunitários de saúde. A estratégia aproveita a expansão da cobertura de Saúde da Família na cidade, que vem acontecendo de forma consistente, já beneficiando cerca de 1,3 milhões de cariocas.


- A primeira ação desta gestão foi justamente contra a dengue, com a criação do Gabinete Integrado de combate à doença. O poder público está mobilizado e dialogando, mas o apoio da população é muito importante e faz diferença nesta luta diária contra o Aedes aegypti, afirma o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.


O encontro aconteceu na sede do MPRJ, e reuniu cerca de 60 pessoas, entre representantes das secretarias de Saúde municipal e estadual e da sociedade civil.

Fonte:Portal da Prefeitura do Rio

                                DEIXE SEU AGENTE DE SAÚDE ENTRAR!
Att,


Maycon A de Medeiros Lordeiro
Agente Comunitário de Saúde e Defesa Civil
Matr.6200832-62
Equipe Ribeiro Couto
CSF Lourenço de Mello

0 comentários:

Postar um comentário

Equipe Ribeiro Couto

Atenciosamente, Equipe Ribeiro Couto. - CSF Lourenço de Mello - CAP 5.3