segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Campanha de Vacinação Antipoliomelite - Prorrogada

Foi prorrogada a campanha de vacinação contra a poliomielite. As crianças que não completaram 5 anos e que ainda não foram vacinadas no sábado passado, podem ser levadas à Clínica de Saúde da Família Lourenço de Mello até o dia 19/08/2011(Sexta-feira).

Fonte: Blog CF Lourenço de Mello

Maycon A de Medeiros Lordeiro
Agente Comunitário de Saúde
Matr.6200832-62
Responsável pelo Blog da Equipe Ribeiro Couto
(Supervisionado pela enfermeira da Equipe Carla Gomes)
Equipe Ribeiro Couto
CSF Lourenço de Mello

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dia dos Pais

O dia dos Pais, no Brasil, comemora-se no segundo domingo de agosto. Com finalidade de homenagear a essas pessoas sem as quais não exitiríamos.
Os pais têm grande importância na vida das crianças sendo que com eles é que se constrói o caráter do filho, sua personalidade e por isso que é fundamental a presença dele durante o seu desenvolvimento físico e emocional.
É com ele que aprendemos e a cada dia recebemos amor e aprendemos a amar, sabemos o verdadeiro significado da palavra família, o pai assim como a mãe é muito importante estarem acompanhando o crescimento dos filhos sendo que quando não há envolvimento com eles os filhos acabam tendo algumas dificuldades em se relacionar, em aprender enfim possui alguns problemas no dia a dia.[LEIA MAIS]

"Amor de pai não tem limites, começa quando o filho nasce, se manifesta a todo instante quando dá carinho, quando brinca, quando ensina, quando educa, quando diz sim e não
amor suave, amor severo. O amor do meu pai é o que eu espero."
           Mateus Ferraz


Maycon A de Medeiros Lordeiro
Agente Comunitário de Saúde
Matr.6200832-62
Responsável pelo Blog da Equipe Ribeiro Couto
(Supervisionado pela enfermeira da Equipe Carla Gomes)
Equipe Ribeiro Couto
CSF Lourenço de Mello

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Semana da Amamentação.

A Organização Mundial de Saúde(OMS) recomenda que se privilegie o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida. As orientações estratégicas para nascer com saúde e crescer com segurança do Plano Nacional de Saúde 2004-2010 destacam a importância do aleitamento materno considerando que

"Será dado destaque ao aleitamento materno, como um critério de qualidade dos cuidados de saúde perinatais."
 
A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO. 
A amamentação pode ser uma experiência muito gratificante para a mãe e para o bebê, com benefícios para a saúde física e mental de ambos. O leite materno é um alimento vivo, adaptável às necessidades fisiológicas e imunitárias do bebê, em cada momento da sua vida.
 
RELAÇÃO MÃE/FILHO
A adaptação entre mãe e filho é progressiva. O bebê já tem características e aptidões próprias quando nasce. Ele precisa de alimento e cuidados, repouso e segurança, mas também, de se sentir amado e compreendido. A amamentação pode facilitar esta adaptação e a vinculação entre os dois.
Amamente!

Att,
 
Maycon A de Medeiros Lordeiro
Agente Comunitário de Saúde
Matr.6200832-62
Responsável pelo Blog da Equipe Ribeiro Couto
(Supervisionado pela enfermeira da Equipe Carla Gomes)
Equipe Ribeiro Couto
CSF Lourenço de Mello

Atribuições do TSB no Programa de Saúde da Família

 Do Técnico em Saúde Bucal (TSB)

  1. realizar a atenção integral em saúde bucal (promoção, prevenção, assistência e reabilitação) individual e coletiva a todas as famílias, a indivíduos e a grupos específicos, segundo programação e de acordo com suas competências técnicas e legais;
  2. coordenar e realizar a manutenção e a conservação dos equipamentos odontológicos;
  3. acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da equipe de Saúde da Família, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar.
  4. apoiar as atividades dos ACD e dos ACS nas ações de prevenção e promoção da saúde bucal; e
  5. participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.

    Fonte:Wikipédia

Atribuições do ASB no Programa de Saúde da Família

Do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB)
  1. realizar ações de promoção e prevenção em saúde bucal para as famílias, grupos e indivíduos, mediante planejamento local e protocolos de atenção à saúde;
  2. proceder à desinfecção e à esterilização de materiais e instrumentos utilizados;
  3. preparar e organizar instrumental e materiais necessários;
  4. instrumentalizar e auxiliar o cirurgião dentista e/ou o THD nos procedimentos clínicos;
  5. cuidar da manutenção e conservação dos equipamentos odontológicos;
  6. organizar a agenda clínica;
  7. acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da equipe de saúde da família, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar; e
  8. participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.

    Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mudança na Equipe Ribeiro Couto

Hoje dia 01/08/2011 o Agente Comunitário de Saúde Pablo Guedes, teve seu desligamento oficial da Clínica de Saúde da Família Lourenço de Mello(por motivos pessoais do mesmo), e em seu lugar assumiu a Micro-área 01 a Agente Comunitária de Saúde Deni Telles.

Ao Pablo, desejamos tudo de melhor em sua vida, pois sabemos que você conseguirá; sempre será uma perda em nossa equipe a sua saída, e jamais nos esqueceremos do seu trabalho conosco. Afinal você sempre fez tudo o que podia por todos os pacientes ao seu cuidado. E por isso nós o agradecemos. PS: Sempre será um de nós.

À Deni, seja bem-vinda; seu trabalho tem sido observado por nós desde que você pertencia à outra equipe. Não temos do que reclamar, foi uma grande conquista e dádiva a sua chegada na Equipe. Foi equiparada a perda do Pablo com a sua vinda. Sinta-se parte da Família Ribeiro Couto. PS: Já é uma de nós.

Pablo Guedes(Choramos com a sua partida)
Denivalda Telles(Festejamos com a sua chegada)
Att,

         Equipe Ribeiro Couto.

Inauguração da CF Barbara Starfield - Del Castilho

No dia 29/07/2011 profissionais de todas as Unidades de Saúde do RJ estiveram presentes nas dependências da CF Bárbara Starfield, cobrindo todos os detalhes da grande festa de inauguração que aconteceu na 42ª Clínica da Família da cidade. Com esta nova unidade, que beneficiará 24 mil moradores, o prefeito Eduardo Paes irá comemorar também a ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família que chegará a 25% da população carioca. No final do evento todos se reuniram em uma grande festa de comemoração a essa ampliação que beneficiará cerca de 1,6 milhão de pessoas. Fotos do evento:

Secretário de Saúde Drº Hans Dohmann

Governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral

Ex-Presidente Lula

   


Depois da inauguração todos se reuniram em uma festa.


Equipe Ribeiro Couto

Atenciosamente, Equipe Ribeiro Couto. - CSF Lourenço de Mello - CAP 5.3